Comissão Jurídica da Fetrancesc analisa Tabela de Preços Mínimos do Transporte

  1. Início
  2. Notícias
  3. Comissão Jurídica da Fetrancesc analisa Tabela de Preços Mínimos do Transporte

Comissão Jurídica da Fetrancesc analisa Tabela de Preços Mínimos do Transporte

Foto: Assessoria de Comunicação Fetrancesc

A Comissão Jurídica da Fetrancesc (Comjur) analisou ao longo desta terça-feira, 5 de junho, os textos da Medida Provisória 832 e da Resolução 5.820, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que tratam da Tabela de Preços Mínimos do Transporte.

O grupo de advogados especialistas no Transporte Rodoviário de Cargas identificou os detalhes do documento que mais impactam para as empresas e ratificaram a nota divulgada na segunda-feira, 4, no site da Fetrancesc.

De acordo com a análise, é necessário cumprir a legislação, que já está em vigor. “Ela é vinculativa, ou seja, obrigatória, e tem validade para empresas e autônomos”, alertou o coordenador da Comjur, Jair Osmar Schmidt.

O aumento de custo gerado pela tabela de preços mínimos, orientou o membro da Comissão, Alex Breier, “deve ser repassado ao tomador de serviço, pela determinação legal”. E alertou, inclusive, a necessidade de observar os custos administrativos, de carga e descarga, de riscos no transporte, de impostos incidentes sobre o faturamento, além da margem de lucro do transportador, “pois estes valores não estão inclusos no indicado na tabela”.

A Comjur também reforçou que o não cumprimento da tabela poderá acarretar em prejuízos para uma das partes. Nestes casos, “terão que pagar indenização equivalente ao dobro do frete devido, descontado o montante pago”, segundo o advogado integrante da Comissão, Luiz Ernesto Raymundi. Porém, enaltece o item que garante o pagamento dobrado, referente a ida e volta em uma viagem, para a ausência de frete para retorno.

O texto original, embora já publicado e em vigor, ainda sofrerá alterações. “Precisamos esclarecer que a MP ainda está tramitando na Câmara e depois seguirá para o Senado. E neste meio tempo o documento poderá ser modificado com a inclusão de emendas, o que irá adequá-lo à realidade do transportador, seja empresa ou autônomo”, esclareceu o advogado, Cassio Vieceli.

Também participaram da reunião os também membros da Comjur, os advogados Cristiano Locks (Setransc) e Marivaldo Pires Junior (Setram).

Dúvidas sobre a Tabela de Preços Mínimos do Transporte?
Se você tem dúvidas sobre a Medida Provisória 832 e da Resolução 5.820, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que tratam da Tabela de Preços Mínimos do Transporte, encaminhe-as a qualquer tempo para ouvidoria@antt.gov.br ou consulte a sua base sindical.

Compartilhe este post