Ministério dos Transportes elabora obras que podem entrar no PPP

  1. Início
  2. Notícias
  3. Ministério dos Transportes elabora obras que podem entrar no PPP

Ministério dos Transportes elabora obras que podem entrar no PPP

Brasília, 17.10.03 – O ministro dos Transportes, Anderson Adauto, determinou à área técnica do Ministério a elaboração de um levantamento completo das obras e trechos que podem entrar no Programa de Parcerias Público-Privadas (PPP), divulgado na última terça-feira pelo Governo Federal. Segundo Adauto, o relatório deverá conter, além das obras que podem fazer parte do projeto, os percentuais de participação do Estado e da iniciativa privada em cada uma delas.

Adauto se mostrou bastante otimista com o programa, afirmando que “a partir do PPP, o financiamento da infra-estrutura do País ganha um novo impulso”. O ministro disse ainda que obras importantes como a construção das avenidas perimetrais no Porto de Santos, do arco rodoviário do Rio de Janeiro, além das duplicações da BR-101 nas regiões Sul e Nordeste devem contar com a participação da iniciativa privada.

O ministro citou também a parceria com a Petrobrás, estabelecida em julho deste ano, que está reduzindo o custo das obras rodoviárias em cerca de 12%, com o fornecimento direto do material betuminoso. Adauto considera a empresa um importante parceiro e disse que já negocia novas parcerias com a estatal.

Além disto, Anderson Adauto falou que o novo modelo de concessões, em elaboração pelo Ministério dos Transportes, prevê rentabilidade de cerca de 15% para as concessionárias vencedoras da licitação. De acordo com o ministro, o investimento pode ser considerado como um bom negócio para a iniciativa privada, com a garantia de tarifas justas e baratas aos usuários.

Segundo o ministro, o conceito do PPP prevê a parceria com a iniciativa privada para a realização de obras de interesse público que seriam de responsabilidade do governo, mas que o Estado sozinho não poderia arcar com a execução destes projetos. Fonte: Ministério dos Transportes

Compartilhe este post