BR-470 terá mais um trecho de pista dupla liberado

  1. Início
  2. Notícias
  3. BR-470 terá mais um trecho de pista dupla liberado

BR-470 terá mais um trecho de pista dupla liberado

Foto: Ivan Luchtemberg – Jornal Metas

O Departamento nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) anuncia para os próximos dias a liberação de mais quatro quilômetros de pista duplicada na BR-470, no trecho que entre os municípios de Gaspar e Ilhota, totalizando 12km.

O novo trecho fica entre a entrada do bairro Arraial D’Ouro e a Ponte do Vale, porém, ainda ficarão faltando a conclusão do viaduto sobre ribeirão Arraial D’Ouro e a alça de acesso à Ponte do Vale. Mesmo assim, os motoristas poderão realizar o percurso entre as duas pontes (de Ilhota e de Gaspar) praticamente em pista duplicada.

Por enquanto isso ainda não é possível porque os trabalhos se concentram na recuperação da pista antiga. Hoje, os veículos trafegam no sentido Gaspar-Ilhota apenas em uma das pistas.

De acordo com o egenheiro do Dnit, João José Vieira, o atraso na obra de recapeamento se deve a falta da matéria-prima no mercado, ou seja, o asfalto. “A Petrobras, única fornecedora, estava com o produto em falta”, justificou.

O Dnit também liberou um novo acesso provisório à Ponte de Ilhota para quem segue no sentido da margem esquerda para a direita, já no sentido oposto, os motoristas ainda precisarão cruzar a rodovia já que a alça de acesso à ponte ainda não está liberada.

De acordo com o engenheiro Vieira, o solo ali é bastante instável e os trabalhos se concentram no reforço do piso para só depois se colocar a camada asfáltica definitiva.

Segundo ele, não existe previsão de quanto o viaduto será liberado, Ele explicou que o Dnit precisou abrir o acesso porque o desvio que estava sendo usado passava por via municipal.

As obras de duplicação da BR-470 seguem ainda em ritmo bastante lento. Por enquanto, apenas 10km duplicados foram liberadores – 8km entre Gaspar e Ilhota e outros 2km no trecho, no acesso a Navegantes, que pertence ao lote 1. O Dnit prevê concluir a duplicação da rodovia somente em 2022.

Fonte: Jornal Metas

Compartilhe este post