Mulheres no comando do TRC

Elas são gestoras, comandam negócios, gerem equipes, criam estratégias, tomam decisões que definem o futuro da empresa onde atuam. Elas são mulheres, não apenas que ocupam cargos de liderança, elas atuam no segmento logístico, setor que ainda é “rotulado” ao sexo masculino. Falamos das mulheres que atuam na Cooperativa de Transporte de Cargas do Estado de Santa Catarina (Coopercarga), operador logístico que opera em todo o Brasil e em outros 6 países do Mercosul.

No dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher e nesse ano a Coopercarga comemora 30 anos de existência. Para evidenciar essas duas datas importantes descrevemos a trajetória de algumas das mais de 300 mulheres que atuam na empresa.

Na Coopercarga elas encontraram oportunidade de trabalho, principalmente de crescimento profissional e desenharam uma carreira de sucesso à frente de setores importantes para a empresa. Desde sua fundação as mulheres sempre fizeram parte dos negócios, em todos os setores da empresa. Hoje, com 30 anos de mercado, várias áreas são comandadas por elas e a companhia se orgulha em tê-las escrevendo a história de sucesso da organização.

O setor Jurídico é um deles. À frente do mesmo está Sheila Ugolini, advogada, que atua há 18 anos. “Ingressei no ano de 2002 como advogada para atuar nas ações judiciais. Sempre desempenhei meu trabalho com muita responsabilidade e seriedade e há 10 anos ocupo o cargo de gerente do setor jurídico. As responsabilidades e o trabalho aumentaram, mas, em nenhum momento os desafios me assustam, pois busco sempre o caminho correto e desenvolvo o trabalho preventivo para evitar ações judiciais. Tive oportunidade de aprendizado e crescimento profissional. A maior satisfação de ser uma profissional bem-sucedida é o prestígio que tenho em todos os âmbitos, seja pelo público interno da empresa ou no exercício externo da profissão. Isso é muito gratificante, confirma que, nós mulheres, estamos em paridade com os homens e capazes de enfrentar e lidar com todos as situações profissionais em qualquer negócio”, considera Sheila.

Comandar uma filial, as operações da unidade, a equipe de colaboradores, se relacionar com o cliente e demais funções relevantes sempre foi a paixão de Michele Feitoza, que está na Coopercarga há 16 anos.

Ela ingressou na empresa como estagiária e há 8 anos é gerente da filial Rio de Janeiro. “Nesse período passei por várias áreas da. Isso não demonstra somente a minha capacidade, mas a confiança que sempre depositaram em meu trabalho e em minha pessoa. Me proporcionaram conhecimento e crescimento profissional, como especialização na instituição Dom Cabral, Fundação Getúlio Vargas, entre outras. Consigo ser exemplo para minha equipe em oportunidades que a empresa oferece e proporciono crescimento aos meus colaboradores desafiando, estimulando, alterando funções e demais estratégias que eles possam demostrar seu potencial. Tenho orgulho de fazer parte da cooperativa, não apenas pelas conquistas, mas também pelos desafios que já enfrentei e os novos que virão. Ser mulher nunca foi empecilho nem para mim e nem para empresa. Sou muito determinada e vou em busca dos meus objetivos, assim como a maioria das mulheres sempre lutam para obterem suas conquistas”, declara Michele.

A filial Guarujá também é gerida por uma mulher. Priscilla Garcia Aguiar ingressou em 2008 como assistente administrativa em uma operação de terminais. Evoluiu como profissional aproveitando todas as oportunidades oferecidas, foi para a área comercial, depois ocupou o cargo de gerente da unidade de Camaçari e, desde 2012, é gerente da filial Guarujá.

“Acreditaram em meu trabalho. A unidade de Guarujá era um Ponto de Apoio e tornei uma filial, que hoje possui mais de 50 colaboradores e o faturamento subiu consideravelmente. Isso me deixa orgulhosa por poder proporcionar essa evolução à Coopercarga, na minha vida profissional, em poder repassar experiências aos colaboradores da unidade e oportunizá-los a crescerem. Sempre tive apoio da diretoria, de nosso presidente, Osni Roman, do gerente regional, Claudio Galvan, e de demais lideranças. Tenho orgulho por fazer parte dessa respeitada empresa”, enaltece Priscilla.

A área financeira é desafiadora. Dentro de uma empresa é uma das “veias mestres” que comanda o sistema. Por isso, o equilíbrio é fundamental para o sucesso. Sandra Manthei sabe bem como ocorre todos os processos, ela é gerente financeira na companhia, mas antes desse cargo, construiu sua história profissional em outras áreas da empresa.

“Entrei em dezembro de 2010 como auxiliar administrativo na área financeira e após 02 anos subi de cargo. Nesse período, me formei na graduação também na área e depois surgiram novos desafios, novas oportunidades e acompanhei tudo dando o melhor de mim. Conheci mais processos, os negócios, as filiais, as operações e, nesse tempo, muitas mudanças aconteceram, tanto estruturais como de sistemas, entre outras que foram fundamentais para sermos o que somos hoje. Aprendi muito, continuo em desenvolvimento e acredito que muitos acontecimentos ainda estão por vir. Em 2019 assumi o cargo de assessora e iniciei 2020 como gerente financeira. Estou no cargo enfrentando mais esse desafio que a empresa confiou em colocar em minhas mãos. Gerir essa área é também liderar pessoas e entendo que os colaboradores precisam estarem felizes na função. Para isso, estou sempre à disposição para entender a equipe. Eles não optam por homens ou mulheres, mas pelo profissional e isso é muito importante porque temos a condição de competir de igual por igual. Acredito que ainda tem muitos objetivos para alcançar e eu quero estar junto em todos os momentos, sempre dispondo o melhor de mim e da minha equipe”, destaca Sandra.

Inovar é preciso para todas as empresas. A Coopercarga tem a inovação em sua cultura, na Ideologia Empresarial e o tema é pauta constante na empresa que, como operador logístico visionário cria soluções para o segmento por meio da área de Innovation Center, a qual é gerida há 2 anos por Alessandra Cassol.

“Ingressei para estruturar a área de inovação e com o desafio de colocar o tema em prática no dia a dia. São dois anos de desenvolvimento e aprimoramento, conto com o auxílio de todos os colaboradores para isso ocorrer. O primeiro passo foi à criação do Programa Criativação de Ideias, que promove e estimula o intraempreendedorismo. Atuar com inovação faz parte do meu propósito de vida, tenho formação acadêmica, mestrado e doutorado nessa área e estar aqui vem ao encontro do meu objetivo, que é compartilhar conhecimento, visando a evolução e inovação contínua de todos os públicos ao qual me conecto. Nesses dois anos tenho a grata recompensa de obter resultados e reconhecimentos do meu trabalho com premiações e destaques em inovação. Acumulamos quatro prêmios nacionais, além de destaques estaduais dos projetos oriundos do Programa Criativação de Ideias e participei da estruturação e do desenho da startup CargOn. Acredito que o caminho, embora curto, mas muito intenso, trouxe muitos reconhecimentos e colocou a empresa no cenário de destaque em inovação no país dentro do modal rodoviário, pois se tornou sinônimo de inovação do setor no Brasil. Liderar é uma paixão que tenho e faz parte da minha vida inspirar pessoas. Meu foco é impactar os quase mil colaboradores, fazendo com que cada um deixe seu “tijolinho” na construção da história, fazendo sempre seu melhor e entregando sucesso em todas as ações. Sou muito grata por poder compartilhar conhecimento e aprender continuamente”, destaca Alessandra.

Gerenciar hotel e restaurante é uma atividade que requer muita atenção e cuidado, pois envolve momentos pessoais dos usuários desses serviços: alimentação e conforto para o descanso. O Hotel e o Restaurante Icaropê fazem parte dos negócios da Coopercarga e ambos são geridos por Aneli Datsch Schneider, que atua há 3 anos na empresa e há 8 meses está à frente do Hotel e o Restaurante Icaropê. “O desafio de assumir essas áreas de negócio foi muito grande, mas recebi apoio e suporte, bem como oportunidade de aprimoramento e capacitação para a área, oportunizando o crescimento pessoal e profissional. Temos vários exemplos que confirmam que eles oportunizam os talentos internos, indiferente de serem homens ou mulheres. É um orgulho fazer de uma empresa que valoriza o ser humano. Enquanto gestora consigo conciliar minha vida pessoal, de mãe e mulher”, relata Aneli.

A Coopercarga atua no Brasil e em mais 06 países do Mercosul e a gerência nesses países está nas mãos de Vera Lucia Maziero. Mas antes de assumir essa área, Vera, que atua há 20 anos na empresa, foi responsável pelo movimento bancário e de cobrança. Com o passar do tempo ela teve a oportunidade de conhecer e atuar em todos os setores da empresa.

“Minha trajetória aqui é fantástica, além de ter conhecimento de todos os setores, a empresa me deu oportunidades e desafios. Sempre fui muito bem guiada, direcionada e apoiada para desenvolver meu trabalho da melhor forma possível. Por tratarmos de países diferentes as políticas são diferenciadas, a economia oscila e demais situações similares são comuns, mas sempre tive suporte para enfrentar esses desafios. Tenho orgulho de todo o aprendizado que obtive e por poder repassar esse conhecimento a equipe. Me sinto em casa. É uma empresa que valoriza e oportuniza as pessoas e como mulher posso afirmar nunca fui tratada com diferenças, mas sempre pelo meu potencial profissional”, afirma Vera.

Fonte: Assessoria de Comunicação Coopercarga

Compartilhe este post