Museu virtual contará história do transporte no Brasil

  1. Início
  2. Notícias
  3. Museu virtual contará história do transporte no Brasil

Museu virtual contará história do transporte no Brasil

Exportação Porto Paranaguá (Foto: Acervo FuMTran)

A FuMTran (Fundação Memória do Transporte) – instituída em 1996 pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT), com a missão de preservar a memória e a cultura do transporte brasileiro em todos os seus modais – dá início a uma nova etapa e cria o portal “Memória do Transporte Brasileiro”, um museu virtual.

Com recursos da Lei Rouanet, o projeto, já em fase de execução, para começar a ser veiculado ainda em 2020, conta com a experiência do museólogo Fábio Magalhães, em apoio à equipe da FuMTran, que tem a missão de reunir e digitalizar cerca de 20 mil itens que deverão compor o acervo inicial para consulta pública, via internet.

Para o presidente da FuMTran, Geraldo Vianna, que atua na área desde 1970 como advogado, empresário e dirigente de diversas entidades do setor, “esta iniciativa permitirá compreender melhor a evolução dos meios de transporte em nosso país e, por consequência, como e quanto eles contribuíram para induzir, direcionar ou limitar o próprio desenvolvimento econômico e social do Brasil”.

De acordo com Magalhães, o Museu Virtual, “será um portal dinâmico, aprazível, ético e participativo”. A intenção é que ele seja uma referência histórica e cultural para o setor de transportes e para a sociedade em geral.

“Será criada uma linha do tempo que abrangerá as várias épocas da história dos transportes e a inter-relação com os diversos modais. Porém, é necessário haver uma abordagem contemporânea. O passado nos interessa para ajudar a compreender o presente e projetar o futuro”, acentua ele.

Caminhões em estradas de terra no ano de 1984 (Foto: Acervo FuMTran)

Fotos, vídeos, áudios, entrevistas e documentos serão disponibilizados em contextos que ajudem os visitantes a compreenderem melhor o quanto a mobilidade de bens e pessoas é essencial para a evolução de um povo e para competitividade da sua economia.

Fonte: Assessoria de Comunicação / NTC&Logística

Compartilhe este post