Sergio Moro fala sobre atuação do Ministério da Justiça, em Florianópolis

  1. Início
  2. Notícias
  3. Sergio Moro fala sobre atuação do Ministério da Justiça, em Florianópolis

Sergio Moro fala sobre atuação do Ministério da Justiça, em Florianópolis

“Se nós podemos combater a corrupção, então também podemos avançar com políticas públicas consistentes para os outros crimes. É evidente que não podemos fazer sozinhos, porque isso é uma obrigação de todos os cidadãos”, disse o ministro de Justiça e Segurança Pública (MJSP), Sergio Moro, em sua participação na 3ª edição do Momento Brasil – Conhecer, Contribuir, Agir.

O evento aconteceu no auditório do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, na manhã desta segunda-feira, 30 de setembro, e foi promovido pela Acaert/SC.

Moro reforçou o compromisso assumido com o Governo Federal ao escolhê-lo como Ministro: “combater o crime organizado. Este é um compromisso que vale para hoje e amanhã”. Ele destacou que a atuação do Ministério está fundamentada no tripé de combate à corrupção, ao crime organizado e à criminalidade (violenta).

“É diferente de quando vemos estes problemas nas páginas de jornais e vemos o quão grande eles são. É uma corrupção sistêmica, que virou hábito e gera a deterioração não só dos nossos cofres públicos, mas da dignidade do brasileiro”, comentou o Ministro ao tratar do combate à corrupção. E, ao abordar as taxas de criminalidade, acrescentou os “números recordes, dignos de uma guerra civil”.

Principais ações do Ministério – Sergio Moro comentou as principais ações do MJSP nestes primeiros 9 meses de gestão. Iniciou falando no incremento para a Polícia Federal, com a ampliação de vagas em um concurso público de 500 para mil agentes, cujo foco de atuação é o combate à corrupção e para a qual rasgou elogios.

Citou, ainda, o estímulo à criação de delegacias anticorrupção em todos os Estados da Federação e o reforço ao Conselho de Controle das Atividades Financeiras (COAF), “extremamente importante contra a lavagem de dinheiro e ao terrorismo”.

O Ministro falou, inclusive, sobre a atuação contra o crime organizado, com destaque para a transferência de lideranças do PCC para presídios federais. “Em 2006, o PCC era um problema de São Paulo. O Estado se acomodou e isso permitiu a expansão para o País, o que os deixa emitir a imagem de que o Estado tem medo de enfrenta-los”, acrescentou.

Moro falou, ainda, em destravar investimentos para a Segurança Pública e investir em força de cooperação para intervenção penitenciária, de modo que se possa retomar o controle dos presídios mais problemáticos. Aproveitou, portanto, para elencar as principais operações do Brasil, a exemplo da Luz da Infância, contra abuso e exploração sexual de crianças. O controle das fronteiras, segundo Sergio Moro, também está no radar do Ministério. “Nossas fronteiras são muito vastas, então nosso desafio é enorme”, disse.

Ele também comentou sobre o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais, de Rastreabilidade de Armas e Munições, de Material Genético, de Digitais e de Drogas (SINESP), inclusive tema de uma das palestras do 3º Encontro de Segurança do Transporte Rodoviário de Cargas do Sudeste-Sul, na semana passada. Outra ação do Ministério, destacou, é “Investir em dados, inteligência, em mecanismos que permitam a formulação de políticas públicas com indicadores reais. Isso é muito importante, porque até março deste ano não tínhamos dados federais oficiais – o que é algo extremamente assustador. Nem dados de homicídios tínhamos”, alertou.

E, sobre o combate à criminalidade, comentou sobre a seleção de cinco cidades com altos índices, em que o MJSP implantou projeto piloto de integração das forças nacionais. “A ideia é de termos uma saturação das forças policiais naquela cidade para termos mais efetividade na redução dos índices e política pública”, destacou.

O Ministro Sergio Moro finalizou a participação pedindo apoio da Acaert/SC para campanhas de sensibilização pela aprovação do pacote anticrimes.

Representação – Os empresários do Transporte Rodoviário de Cargas de Santa Catarina foram representados pelo presidente da Fetrancesc, Ari Rabaiolli, o coordenador da federação, Alan Zimmermann, e o presidente do Setram (Tubarão/SC), Riberto Lima.

Compartilhe este post