Empresas testam programa de dados fiscais

  1. Início
  2. Notícias
  3. Empresas testam programa de dados fiscais

Empresas testam programa de dados fiscais

Brasília, 26.6.06 – Um grupo de 19 grandes empresas vai testar, a partir de agosto, um programa piloto que colocará fim ao uso do papel no fornecimento de informações contábeis e fiscais para a Receita Federal e os fiscos dos Estados e municípios.
O projeto entrará em pleno funcionamento em janeiro de 2007 para as 10 mil maiores empresas do país, que respondem por 80% da arrecadação de tributos. Depois, será aos poucos estendido para as demais empresas. Protocolo de cooperação para a implementação do programa piloto foi assinado ontem pelo secretário da Receita Federal, Jorge Rachid.
Entre as empresas, estão a Kaiser, o Banco do Brasil, Ford, General Motors, Gerdau, Siemens, Souza Cruz, Toyota e Telefônica. A contabilidade das empresas – inclusive os livros-caixa, demonstrações financeiras e balancetes – e a escrituração fiscal (envio de declarações aos fiscos) será feita de forma digital.
Os documentos eletrônicos serão padronizados para todas as administrações tributárias e enviados a um único banco de dados – o Sistema Público de Escrituração.
Esse banco de dados será acessado pelos fiscos federal, estaduais e municipais. Segundo o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, o fim do papel nas declarações vai reduzir o custo de armazenamento das informações, simplificar e tornar mais ágil o relacionamento das empresas com as administrações. Por outro lado, o Fisco ganha com maior controle na fiscalização.
РPara as empresas s̩rias as vantagens ṣo enormes. O ganho ̩ grande na padroniza̤̣o e elimina̤̣o do papel, reduzindo o que elas chamam de custo Brasil de armazenamento das informa̵̤es Рdisse o coordenador de Fiscaliza̤̣o da Receita, Marcelo Fisch.
Hoje, explicou Fisch, uma empresa tem que enviar a mesma informação para vários órgãos.
РA rela̤̣o entre o Fisco e o contribuinte vai mudar totalmente.
Fonte: Diário Catarinense

Compartilhe este post