Fetrancesc e Sindicarne defendem trabalho em parceria para fomentar crescimento econômico dos setores

  1. Início
  2. Notícias
  3. Fetrancesc e Sindicarne defendem trabalho em parceria para fomentar crescimento econômico dos setores

Fetrancesc e Sindicarne defendem trabalho em parceria para fomentar crescimento econômico dos setores

Florianópolis, 6.12.16 – O presidente da Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado de Santa Catarina (Fetrancesc), Ari Rabaiolli, e o diretor executivo do Sindicarne, Ricardo de Gouvea, entendem que a parceria entre os setores de transporte e agronegócio é fundamental para manter o crescimento de ambos. O consenso foi reforçado após reunião das entidades na tarde desta segunda-feira, 5 de dezembro, em Florianópolis.

Rabaiolli explicou que uma das grandes dificuldades enfrentadas pelos transportadores ao prestar serviços para a agroindústria está na contratação de seguros de cargas. Isso porque o Marco Regulatório determina que esta é uma responsabilidade do embarcador.

Com a reunião, o presidente da Fetrancesc e Gouvea alinharam a busca de alternativas para a elaboração de projeto para apresentação à Comissão do Marco Regulatório que seja aplicado em casos específicos, em que uma apólice atenda tanto ao transportador quanto à agroindústria.

Outro assunto tratado durante a reunião foi a defasagem nas tarifas de frete praticadas no Oeste catarinense. De acordo com Rabaiolli, esta realidade está dificultando a prestação do serviço de transporte e a consequência poderá ser o fechamento de empresas do segmento na região.

O diretor executivo do Sindicarne garantiu que conversará com representantes das agroindústrias e voltará a tratar do assunto com o presidente da Fetrancesc. Adiantou, ainda, que uma reunião entre as entidades e as empresas poderá delinear boas soluções para o caso.

Rabaiolli e Gouvea falaram, ainda, do cenário político e econômico nacional, tecnologias do setor e das Leis 12.619 e 13.103, que tratam da jornada e do trabalho do motorista. Eles defenderam, inclusive, a suspensão até que seja regulamentada a construção dos Pontos de Parada e Descanso (PPD), vetados na primeira legislação.

Também participou da reunião o Conselheiro Institucional do Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária (Icasa), Luiz Guilherme Hillbrecht, entidade vinculada ao Sindicarne que realiza trabalho complementar à defesa sanitária do Estado. Ele explicou que, para garantir a qualidade do agronegócio catarinense junto ao Governo de Santa Catarina, 700 profissionais são mantidos por empresas do setor neste projeto. “Isso faz com que mantenhamos a excelência na produção catarinense”, salientou.

Fonte e fotos: Assessoria de Imprensa Fetrancesc

Compartilhe este post