Sest Senat Chapecó inaugura Simulador de Direção

  1. Início
  2. Notícias
  3. Sest Senat Chapecó inaugura Simulador de Direção

Sest Senat Chapecó inaugura Simulador de Direção

Chapecó, 13.12.16 – A unidade do SEST SENAT Chapecó inaugurou nesta terça-feira, 13, o simulador de direção híbrido. A partir de agora os transportadores terão uma nova ferramenta para, gratuitamente, qualificar seus motoristas. Cinco cursos estão disponíveis para capacitar profissionais de cargas e de passageiros. Na próxima semana, a unidade de Florianópolis também ganhará este equipamento.

O presidente do Conselho Regional do SEST SENAT Santa Catarina e da Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística de Santa Catarina (Fetrancesc), Ari Rabaiolli, destacou os benefícios do equipamento na qualificação profissional dos motoristas. “O simulador vai trazer muitos benefícios aos motoristas em qualidade de vida, às empresas em ganhos financeiros, ao estado com menos custos com o custeio da saúde, ao meio ambiente, pela menor redução de gases poluentes e à sociedade de um modo geral pela redução de acidentes. Vamos possibilitar aos mesmos (profissionais), um conhecimento mais aprofundado da tecnologia embarcada dos nossos veículos”, afirmou.

O simulador de direção é um equipamento usado para capacitar motoristas de caminhão, carreta e ônibus. O instrumento, além de promover a proteção profissional, reduz consideravelmente os custos dos transportadores e impactos ambientais. O SES SENAT investiu cerca de R$ 41 milhões para instalação de simuladores em 60 unidades de todo o país. A expectativa é de treinar 50 mil motoristas.

O empresário do ramo de transporte coletivo urbano de Chapecó e vice-presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Oeste (Sintroeste), João Scopel, testou o equipamento. “A sensação é idêntica (dirigir um veículo). É uma ferramenta espetacular para nós empresários. Vai diminuir custos para nós. Quanto mais treinada nossa mão de obra menos custo nós vamos ter na estrada”, avaliou. 

O equipamento instalado em Chapecó tem a capacidade de simular os principais tipos de situações vividas nas estradas e vias urbanas. Entre elas, obstáculos, neblina, chuva forte, avarias nos veículos e manobras arriscadas em subidas e descidas íngremes em estradas com ou sem infraestrutura asfáltica.

Homenagem – Durante o lançamento do simulador foi prestada homenagem ao transportador Edir De Marco, uma das 71 vítimas do acidente aéreo na Colômbia, com o avião que transportava o time da Chapecoense. João Scopel sugeriu dar o nome de “Edir Felix De Marco” à sala que abriga o simulador.

Fonte: Assessorias de Imprensa FETRANCESC e SITRAN 

Compartilhe este post