Conet&Intersindical reúne empresários e líderes do TRC na busca de melhorias para o setor

  1. Início
  2. Notícias
  3. Conet&Intersindical reúne empresários e líderes do TRC na busca de melhorias para o setor

Conet&Intersindical reúne empresários e líderes do TRC na busca de melhorias para o setor

Rio Quente, em Goiás, foi palco da primeira edição de 2017 do Conet&Intersindical, evento do Transporte Rodoviário de Cargas, que reuniu empresários, executivos, líderes e representantes de entidades do setor na busca de melhorias para uma atividade tão afetada por inúmeros problemas.

Contando com mais de 300 participantes, o evento trouxe, além dos temas técnicos sobre fretes, já tradicionais ao evento, essa edição contou com um amplo, importante e necessário debate sobre o Roubo de Cargas no país, que tanto vem afetando às empresas de transporte, e causando diversos desfalques à economia do país como um todo.

Fizeram parte da mesa principal do evento o presidente da NTC&Logística, José Hélio Fernandes, o vice-presidente, Urubatan Helou, e o presidente do Sindicato as Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Estado de Goiás (Setceg) e vice-presidente da Fenatac, Paulo Afonso Lustosa, representando as entidades anfitriãs do evento.

“O evento foi uma prestação de contas das ações alinhavadas na edição do Conet anterior, que ocorreu em Bento Gonçalves/RS, e a apresentação de ações que virão para inovar o setor. Comprometidos com o setor como um todo, nós reforçamos a necessidade de atuarmos com transparência e responsabilidade diante daquilo que nos comprometemos a fazer. Isso me proporcionou imensa satisfação no encerramento das discussões”, salientou o presidente da Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado de Santa Catarina (Fetrancesc), Ari Rabaiolli. Ele pontuou, como prestação de contas, o feedback das ações relacionadas às 34 propostas do TRC para a reforma trabalhista e, como inovação, a apresentação do Comitê Gestor da Política Nacional de Combate ao Roubo de Cargas, criado em dezembro/2016.

Conet divulga números de defasagem dos fretes – Foi no primeiro dia de evento em que houve a divulgação dos números de defasagem do frete praticado pelas empresas de transporte. O evento ocorreu na quinta-feira, 9 de fevereiro, e foram apresentados Estudos e Números baseados em pesquisas feitas pelo Departamento de Custos Operacionais (Decope) da NTC&Logística. Apresentados por Lauro Valdívia, Assessor Técnico da NTC&Logística, os números da defasagem foram os seguintes: 24,83% nos fretes de carga lotação e 11,77% para cargas fracionadas.
Além da defasagem dos fretes, números como índice de variação do INCT foram apresentados no primeiro dia pelo diretor técnico da NTC&Logística, Neuto Gonçalves dos Reis.

Confira o comunicado de defasagem dos fretes.

Pesquisa da NTC em Parceria com a ANTT é divulgada durante o Conet – Além dos debates a respeito das melhorias para o setor, uma pesquisa exclusiva feita em conjunto entre a NTC e a ANTT foi divulgada durante o primeiro dia. A pesquisa visou aprimorar conhecimentos do mercado dos Transportes de Cargas e a característica de cada transportador, considerando aspectos econômicos e a perspectiva sobre o mercado.

Para conhecer o resultado da pesquisa, clique aqui.

Roubo de Cargas é discutido durante o Intersindical – O Intersindical aconteceu na sexta-feira, 10 de fevereiro, e proporcionou intenso debate sobre um dos principais problemas do TRC na atualidade: o Roubo de Cargas. Com uma extensa lista de debatedores, a mesa principal contou com a participação do presidente do Comitê Gestor da Política Nacional de Combate ao Roubo de Cargas, Adilson Pereira de Carvalho; o delegado titular da Divisão de Combate a Crimes Patrimoniais da Polícia Federal, Luís Fernando Zampronha; o policial rodoviário e membro do Comitê Gestor da Política Nacional de Combate ao Roubo de Cargas, Ítalo de Souza Lima Machado; e o vice-presidente de Segurança Patrimonial da NTC&Logística, Roberto Mira. As entidades falaram sobre suas ações no combate e prevenção ao crime, medidas e ideias para impedir e diminuir ao máximo essa atividade.

Com informações: Assessoria de Imprensa NTC&Logística

Compartilhe este post