Primeiro Diretor Secretário da Fetrancesc, Alex Breier, participa de audiência pública sobre a Reforma Trabalhista em Curitiba

  1. Início
  2. Notícias
  3. Primeiro Diretor Secretário da Fetrancesc, Alex Breier, participa de audiência pública sobre a Reforma Trabalhista em Curitiba

Primeiro Diretor Secretário da Fetrancesc, Alex Breier, participa de audiência pública sobre a Reforma Trabalhista em Curitiba

Membro da Comissão Jurídica (Comjur) e primeiro Diretor Secretário da Fetrancesc, Alex Albert Breier.

As empresas do Transporte Rodoviário de Cargas (TRC) de Santa Catarina foram representadas durante Audiência Pública Sobre Reforma Trabalhista em Curitiba pelo membro da Comissão Jurídica (Comjur) e primeiro Diretor Secretário da Fetrancesc, Alex Albert Breier. O debate ocorreu na última sexta-feira, 7 de abril, na sede do Sinduscon/PR, e foi promovida pelo G7, grupo formado pelas maiores instituições do setor produtivo do Estado.

O evento foi conduzido pelo presidente da Comissão Especial da Reforma Trabalhista, deputado Federal, Rogério Marinho (PSDB/RN) e teve a presença de, entre outras lideranças, de representantes do TRC, como o assessor jurídico da NTC&Logística, Narciso Figueirôa Junior, bem como de parlamentares estaduais e federais.

Marinho iniciou a audiência fazendo uma apresentação sucinta do escopo do Projeto de Lei (PL) 6.787/2016, que vai promover esta mudança na legislação. Ele também apresentou os encaminhamentos da Reforma Trabalhista e ressaltou a realização das 16 audiências públicas, que contaram com a participação de todos os setores da sociedade. Disse, ainda, que foram coletadas várias sugestões para a elaboração do relatório final.

De acordo com Breier, a audiência esclareceu que a ideia do PL é “dar prioridade à negociação sobre a judicialização”. Destacou, inclusive, que a proposta é de contribuir para a arbitragem das demandas trabalhistas.

O debate também frisou a preocupação sobre a sucumbência recíproca, fornecendo isenção para quem tiver renda mensal de até dois salários mínimos; a limitação do valor de causas de dano moral para evitar excesso nas condenações; a importância de prestigiar as novas formas de trabalho e suas variadas oportunidades de carga horária; a possibilidade de terceirizar a atividade meio, a especificação desta, e da atividade fim em lei; bem como a proposta de desobrigar o pagamento da contribuição sindical.

Figueirôa Junior, em nome do TRC, reforçou as 27 propostas de emendas ao PL apresentadas pelo setor e a necessidade de a reforma também criar mecanismos processuais para que as decisões da Justiça do Trabalho tenham mais segurança jurídica. Ele finalizou o discurso com uma defesa das Leis 7.290/84, 11.442/2007 e artigo 733 do Código Civil e da legalidade da subcontratação transporte a frete entre Empresas de Transporte de Cargas (ETC) e entre essas e o Transportador Autônomo de Cargas (TAC).

Compartilhe este post