Reajuste do preço do diesel vai impactar no custo do frete

  1. Início
  2. Notícias
  3. Reajuste do preço do diesel vai impactar no custo do frete

Reajuste do preço do diesel vai impactar no custo do frete

Crédito: Notisul (Divulgação)

O Departamento de Custos Operacionais, Estudos Técnicos e Econômicos da NTC&Logística  (DECOPE) realizou um estudo para prever o impacto direto no custo operacional dos caminhões, após a Petrobras anunciar o reajuste de preço dos combustíveis.

A análise levou em conta o provável reajuste integralmente repassado de 2,9% na bomba, isto é, cerca de R$ 0,09 por litro. O cálculo considerou o consumo de combustível de um caminhão trator 4×2 tracionando carreta furgão de três eixos, com capacidade para 26,2 toneladas de carga.
“A previsão é que o custo tenha um aumento médio de 0,64% (distâncias de 800 km), mas o número pode variar para mais ou para menos, de acordo com a distância percorrida pelo veículo”, explica Neuto Gonçalves dos Reis, diretor técnico da NTC&Logística. Para quilometragens longas (2,4 mil km), o acréscimo pode chegar a 0,83%.

Ainda de acordo com o estudo, o custo do caminhão pesado poderá sofrer um impacto de 0,11% quando o trajeto for de 50 km, 0,49% em um percurso médio de 400 km e 0,92% quando o deslocamento for muito longo. Deve-se levar em consideração que estes valores foram baseados em carga lotação e, dependendo da operação, a representatividade do combustível varia de 15% a 40%.

Em operações urbanas ou rotas curtas, o combustível pode representar entre 15 e 20% do custo. Já em uma operação rodoviária, por exemplo, do agronegócio, onde são utilizados veículos pesados que percorrem grandes distâncias, o peso do combustível pode subir para 40% ou mais.

 

Com informações da NTC&Logística

Compartilhe este post