Aprimorar a qualificação, treinar novos conhecimentos, cuidar da saúde dos colaboradores e promover atividades que visem o bem estar social foram algum dos objetivos das ações realizadas pelo SEST SENAT de Santa Catarina no último ano completando dois anos da atual gestão das entidades. Essas atividades foram apresentadas nesta terça-feira, 21 de agosto, na reunião do Conselho Regional do SEST SENAT de Santa Catarina.
Dez dos onze diretores e gerentes das Unidades Operacionais catarinenses participaram do encontro, já que um deles está envolvido nas últimas ações de inauguração da nova unidade que o estado receberá. Para o presidente do Conselho Regional/SC, Ari Rabaiolli, o evento é uma oportunidade de troca de experiência. “Esse tipo de reunião serve não só para a prestação de contas, mas também para mostrarmos o que está dando certo em um local e pode ser aplicado em outro”, comentou.
Também participou do encontro o representante da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos Estados do Paraná e Santa Catarina (Fepasc), Guilherme Dorocinski.
O supervisor do Conselho Regional do SEST SENAT/SC, Maurus Fiedler, destacou que houve uma evolução dos atendimentos e na diversidade dos cursos oferecidos pelas Unidades. “De agosto de 2017 a julho deste ano, foram mais de 33 mil alunos em diversos cursos importantes para qualificar o trabalhador do transporte”, falou.
As visitas nas empresas de transporte foram as atividades mais intensificadas pelos gestores das Unidades do SEST SENAT ao longo do último ano. Só em 2018, já foram realizadas 1.190 visitas em transportadoras de SC e o objetivo até o final do ano é atingir mais de duas mil. A gerente da Unidade de Rio Negrinho, Gladis Bosse, relatou que esse tipo de ação é uma das mais gratificantes. “Visitar as empresas nos proporciona uma troca de experiência e podemos saber mais de perto do que os transportadores necessitam. Em todas as visitas que fizemos até agora, o retorno é muito bom e desencadeia outras ações nas empresas”, comentou.
Para Rabaiolli, esse tipo de iniciativa aproxima as entidades dos transportadores. ”Visitar os colaboradores no seu local de trabalho é fundamental para mostrarmos que priorizamos a qualidade de vida deles e apresentarmos toda a nossa estrutura que está à disposição”, afirmou. O líder do transporte catarinense também ressaltou que há busca na excelência no atendimento dos serviços oferecidos proporcionado qualificação constante aos profissionais da educação e da saúde, além dos envolvidos na administração das Unidades Operacionais. “Nunca antes se investiu tanto no capital humano nas Unidades”, declarou.
Obras – Também durante a reunião do Conselho Regional foi apresentado um balanço das obras de ampliação ou da implementação de novas Unidades. “Serão sete obras em execução já previstas em todo o Estado em 2019, podendo chegar a oito. A próxima Unidade que será entregue à comunidade será a de Lages. Com a execução de todas essas obras vamos aprimorar a nossa estrutura e ampliar os nossos atendimentos”, explicou o supervisor do Conselho Regional do SEST SENAT/SC, Maurus Fiedler.
Em 2019, as cidades de Joinville e Concórdia devem inaugurar as suas sedes proprias do SEST SENAT. Já as demais obras de ampliação, acontecerão nas Unidades de Itajaí, Videira, Rio Negrinho, Três Barras e Catanduvas, com planejamento para que a cidade de Tubarão também receba uma Unidade. Há ainda intenção de aprovação de mais uma obra para o meio oeste catarinense pelo Presidente Regional.
Serviços oferecidos – As Unidades oferecem serviços de saúde como fisioterapia, nutrição, psicologia e odontologia. Além desses atendimentos pelo SEST, o SENAT também oferta mais de 400 cursos presenciais realizados pelos Instrutores das Unidades e 207 na modalidade à distância acessíveis pela plataforma gratuita à toda a população.