O presidente da Fetrancesc, Ari Rabaiolli, participou na manhã desta terça-feira, 24, do programa Conexão Guarujá, da rádio Guarujá AM em Florianópolis, e apresentado por César Júnior. Durante cerca de meia hora de entrevista, Rabaiolli falou sobre a atuação da Federação, do SEST SENAT, as dificuldades do Transporte Rodoviário de Cargas em Santa Catarina e no país, a evolução tecnológica e da Transpocred.
Segundo Ari Rabaiolli, ao longo dos seus 15 meses de gestão aproximou a Federação das autoridades públicas do Executivo e do Legislativo. “Estamos, constantemente, trabalhando junto aos deputados, tanto estaduais quanto os federais, e ao Governo do Estado buscando os nossos pleitos”, disse o presidente da Fetrancesc, “Fomos a entidade que apoiou a reforma trabalhista, inclusive publicamos outdoors – com apoio dos sindicatos – em todo o Estado parabenizando os deputados federais de Santa Catarina pela aprovação da reforma trabalhista”, destacou.
O presidente frisou ainda a aprovação, no último dia 18, do Projeto de Lei 53.3/2017 Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), que dispõe sobre a cassação da inscrição estadual de empresas receptadoras de carga roubada. “O roubo ocorrer em função do receptador. Se há roubo de cargas é porque existe o receptador”, afirmou.
Na entrevista, Rabaiolli comentou sobre as discussões do Marco Regulatório do TRC. E as constantes participações nas discussões em defesa do setor. “Tenho andado muito nos últimos 15 meses”. Ele criticou a falta de pontos de parada para descanso dos motoristas. “O motorista tem uma jornada a cumprir, mas infelizmente, não tem onde parar e descansar”.
Questionado em relação a evolução tecnológica dos caminhões, Rabaiolli disse que um futuro próximo, motorista apenas será uma “figura decorativa” dentro da boleia e que o setor que acompanhar este desenvolvimento na mesma velocidade.
SEST SENAT
A atuação do SEST SENAT também foi destacada na entrevista. Rabaiolli, que é presidente do Conselho Regional em SC, enfatizou o trabalho social e qualificação do motorista desenvolvido nas 11 unidades instaladas no Estado. “Oferecemos, gratuitamente, para os milhares de colaboradores e familiares, serviços de odontologia – que realiza todas ações desde um canal ao aparelho –, de nutrição, fisioterapia e psicologia”, frisou. Ele falou ainda dos cursos oferecidos, das instalações dos simuladores de direção em algumas unidades e a realização da Copa SEST SENAT, que este ano, uma das etapas nacional da competição ocorreu em Santa Catarina, especificamente no município de Chapecó.