Presidente da Fiesc destaca papel da Fetrancesc no Movimento SC pela Educação

  1. Início
  2. Notícias
  3. Presidente da Fiesc destaca papel da Fetrancesc no Movimento SC pela Educação

Presidente da Fiesc destaca papel da Fetrancesc no Movimento SC pela Educação

Integrantes do SENAT participaram do Seminário

O Movimento Santa Catarina pela Educação, realiza nesta quinta-feira, 26, o V Seminário Internacional de Educação. O evento ocorre na sede da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), em Florianópolis, e conta com a participação de integrantes do SENAT em Santa Catarina: a coordenadora do Núcleo Pedagógico Estadual, Leila Bonadeo, o secretário do núcleo pedagógico Everaldo Rosa, e o instrutor do Jovem Aprendiz e de curso especializado do SEST SENAT Blumenau, Mac Bruno Nienow do Amaral.

 

Presidente da Fiesc, Glauco Côrte. Imagem: Marcos Campos

A abertura do evento foi realizada pelo presidente da Fiesc, Glauco José Côrte, que agradeceu a participação da Fetrancesc e de outras federações que se uniram pelo Movimento Santa Catarina pela Educação. “Quero prestar minhas homenagens aos presidentes Bruno Breithaupt, José Zeferino Pedrozo e Ari Babaiolii, que se uniram a Fiesc e fortaleceram ainda mais essa ‘febre’ por educação”, afirmou Glauco. “Nós trabalhamos juntos pela educação. As Federações da indústria, do comércio, da agricultura, dos transportes e o Governo do Estado de Santa Catarina”, acrescentou.

Durante o evento, especialistas dos Estados Unidos, Finlândia e Singapura abordaram a formação do professor para a educação integral do século XXI. A secretária executiva do MEC, Maria Helena Guimarães de Castro, falou sobre a preparação do professor para o desafio da educação integral; Bacsal Garces, representante do National Institute of Education, de Singapura, tratou experiências positivas do país que lidera o ranking do Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes (PISA, na sigla em inglês); Marjo Kyllonen, secretária da cidade de Helsinque, falou sobre mudanças realizadas no sistema educacional da Finlândia para atender às necessidades dos alunos do século 21; César Augusto Nunes, membro do conselho consultivo do PISA 2021, abordou os desafios e perspectivas da educação integral e o presidente do Cambridge Institute for Brazilian Studies, James Ito-Adler, trouxe o papel do professor no processo de inovação na educação.

Imagem: Marcos Campos

Durante o encontro, o Conselho de Secretários de Educação (Consed) realizou a entrega do Prêmio Gestão Escolar às escolas vencedoras. Este ano, e iniciativa contou com o apoio da FIESC, por meio do Movimento SC pela Educação, e da Undime-SC. O objetivo do prêmio é estimular a prática de uma gestão escolar eficaz e democrática, focada nos resultados da aprendizagem do estudante. Além disso, a iniciativa promove a cultura da autoavaliação e incentiva a melhoria contínua da gestão.

Para Leila Bonadeo, o seminário é uma oportunidade para conhecer e refletir sobre as novas competências necessário ao professor do século XXI. “São experiências compartilhadas por estudiosos da Finlândia e Singapura, nos direcionam sobre a necessidade do Brasil renovar seu modelo educacional. Sobretudo, as novas competências do professor e por consequência de seus alunos, incluem além do uso das ferramentas digitais em sala de aula, competências socioemocionais”, analisou.

Leila diz acreditar que as novas competências educacionais serão necessárias “não apenas no ensino regular, mas também na educação profissional, onde se dá a atuação do SENAT”.

Compartilhe este post